Algumas compulsões são tão sutis que muitas vezes passam despercebidas. Você pode estar realizando comportamentos repetitivos em resposta a obsessões sem sequer perceber.
Então, pensando em te ajudar, no post de hoje eu trouxe algumas dicas de como reconhecer uma compulsão. Veja só:
– Pergunte-se se você está executando um comportamento repetitivo para aliviar a ansiedade causada por uma obsessão. Por exemplo, você lava as mãos várias vezes ao dia porque tem medo de germes ou doenças;
– Observe se você se sente obrigado a realizar essa mania. Você se sente desconfortável ou ansioso se não executá-la?
– Considere se o comportamento está interferindo em sua vida diária. Por exemplo, você precisa gastar muito tempo executando a compulsão ou evita atividades porque tem medo de não poder realizá-la;
– Reflita se o ritual tem uma conexão realista com o que deseja prevenir. Por exemplo, antes de sair de casa você dá três batidinhas na porta para evitar que algo ruim aconteça.
Eu sei que esses comportamentos podem parecer inofensivos no início, mas com o tempo, podem se tornar mais intensos e prejudicar seriamente sua vida.
Portanto, caso tenha notado sinais deste distúrbio, procure um especialista imediatamente! Um psiquiatra pode ajudá-lo a entender suas compulsões e fornecer as ferramentas necessárias para superá-las.