Transtorno de Ansiedade x Síndrome do Pânico: Estes transtornos são totalmente distintos?

Transtorno de Ansiedade x Síndrome do Pânico: Estes transtornos são totalmente distintos?

Ainda que a TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) e a Síndrome do Pânico possuam determinadas semelhanças, principalmente quando pontuamos a respeito dos sintomas de ambos, sabia que na realidade estes transtornos são totalmente distintos?

Para diversas pessoas, pode ser um grande desafio identificar qualquer diferença que estes distúrbios possuam. E, pensando nesta questão, decidi preparar um conteúdo que possa lhes auxiliar a diferenciar cada um deles. Confira:

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) — Caracteriza-se por uma aflição constante e persistente, com duração de 6 meses ou mais, que piora com o tempo. O TAG é responsável por provocar um estado de tensão, que pode envolver tanto as questões físicas quanto as emocionais.

    A inquietação, o cansaço e a dificuldade para se concentrar são apenas alguns dos sintomas descritos por pacientes ansiosos.

  • Síndrome de Pânico — Também chamado de Transtorno do Pânico (TP), esta condição ocorre quando o cérebro envia sinais de alerta para todo o corpo, sem quaisquer motivos ou causas aparentes, e resulta em um episódio de crise.

    Desta forma, o paciente fica envolto de uma série de sintomas físicos, como palpitações, suor, tremor, falta de ar, desconforto no peito, calafrios, entre outros. Ainda que os episódios de crise sejam recorrentes (podendo ser semanais ou até mensais), sua duração costuma variar entre 5 a 30 minutos, dependendo do paciente.

Independente das particularidades que cada transtorno apresenta, a recomendação é a mesma: não hesite em buscar ajuda profissional ao notar que a sua vida está sendo prejudicada pelo problema.

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp