Caracterizada pela perda de conexão com a realidade, a esquizofrenia é uma doença psiquiátrica relativamente comum, mas pouco discutida.
Por isso, no post de hoje decidi abordar os principais questionamentos sobre essa condição, para que cada vez mais pessoas possam compreendê-la e reconheçam a necessidade de procurar ajuda. Confira:
1- Quais os sintomas da esquizofrenia?
Em geral, as manifestações são divididas entre produtivas e negativas. Os sintomas produtivos são os delírios e alucinações, os quais tendem a responder de forma mais rápida ao tratamento.
Já os negativos se caracterizam pela diminuição dos impulsos e vontades, a pessoa não consegue se ajustar ao ambiente, nem apresenta emoções relativas aos acontecimentos externos. Esses, por sua vez, são mais difíceis de tratar;
2- O paciente esquizofrênico percebe que seu comportamento está diferente?
Embora consiga identificar uma mudança ao seu redor, o indivíduo acredita que isso é fruto das supostas armações feitas contra ele e não percebe seu adoecimento mental;
3- A doença pode surgir em qualquer idade?
Normalmente, a esquizofrenia tende a se instalar na juventude. No homem isso ocorre por volta dos 25 anos, enquanto na mulher se dá entre os 29/30 anos;
4- O transtorno tem ligação com fatores genéticos?
Sem dúvidas, a genética tem papel importante em seu desenvolvimento. O risco do paciente apresentá-la é 13% maior se houver algum parente de primeiro grau com o distúrbio. Quanto mais próximo o parentesco, maior o risco da doença.
Para se ter uma ideia, se um gêmeo monozigótico desenvolvê-la, a chance do outro se tornar portador é de 50%.
5- A esquizofrenia tem tratamento?
Sim! O tratamento é feito com medicamentos antipsicóticos que atuam nos sintomas da doença. Contudo, é importante que a medicação não seja interrompida, de modo a não haver recaídas.
Vale ressaltar que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances da pessoa manter sua qualidade de vida.
Caso perceba mudanças na sua percepção da realidade ou de alguém próximo a você, não demore a procurar ajuda!