Quando procurar por um psiquiatra?

Quando procurar um Psquiatra?

Focada no diagnóstico e tratamentos de transtornos mentais ou comportamentais, a Psiquiatria é uma especialidade médica responsável por auxiliar na reabilitação das pessoas para a sociedade a qual estão inseridas, lhes garantindo um cuidado especial à mente e as emoções.

Por existirem diversos ”tabus” culturais a respeito desta área, é comum que as pessoas tenham uma imagem errônea de quando há a necessidade de buscar um especialista. 

Pensando nisso, na postagem de hoje, reuni as principais razões para se consultar com um médico psiquiatra e qual papel ele pode exercer na saúde psicológica de seus pacientes. Confira:

  • Alterações do Apetite — As alterações nos hábitos alimentares, sejam eles o aumento ou a perda total do apetite, são indícios de possíveis quadros de transtornos psiquiátricos (bulimia, anorexia, compulsão alimentar e não somente alimentares como até mesmo depressão!).

    Lidar com estas questões nem sempre é fácil. Porém, ter um ”guia”  que possa auxiliar é, sem dúvidas, uma grande ajuda.

  • Sentimento de tristeza — Ainda que as oscilações de humor sejam comuns no cotidiano, elas merecem ser investigadas quando ocorrem sem quaisquer explicações.

    A dificuldade em lidar com as emoções ou apresentá-las de forma desproporcional ao momento também são características que devem ser avaliadas pelo profissional.

  • Ansiedade — Responsável por provocar desconforto físico e emocional, influenciando diretamente no comportamento, a ansiedade é um problema que afeta milhares de pessoas no mundo (e que nem todos sabem que sofrem com ele). 

    A consulta psiquiátrica serve justamente para auxiliar na reabilitação, reduzindo os incômodos e garantindo uma melhor qualidade de vida ao paciente.

  • Distúrbios de Sono — O sono está suscetível a apresentar alterações ao longo de toda a vida, um aspecto totalmente comum da humanidade. Porém, quando alguém enfrenta problemas de privação (insônia) e tem suas relações com a rotina prejudicada, é chegada a hora de buscar por um especialista.

  • Alterações comportamentais — As mudanças de personalidade e comportamento são totalmente comuns ao longo do dia, permitindo que as pessoas assumam uma postura diferente em determinadas ocasiões. 

    Porém, ter uma mudança brusca repentina nestas particularidades pode indicar que há um problema que precisa ser investigado!

  • Esquecimento — A falta de memória é um problema comum e característico de todas as pessoas, principalmente com o envelhecimento. No entanto, a partir do momento que estes esquecimentos ocasionais se transformam em um problema cotidiano que prejudica a qualidade de vida, é fundamental buscar ajuda profissional.

Não há sombra de dúvidas que o psiquiatra exerce um papel crucial na manutenção da saúde mental de diversas pessoas, lhes garantindo bem-estar e motivação para enfrentar as adversidades da vida.

Portanto, não hesite em se consultar com este especialista ao apresentar qualquer um dos sintomas aqui listados. Lembre-se: cuidar da saúde mental é essencial!

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp