Qual a ligação entre insônia e transtorno mental?

Dormir mal pode nos com humor mais entristecido, preocupados e estressados. Portanto, não é surpresa que o quão bem dormimos tenha um impacto direto em nossa saúde física e mental.

Problemas de sono, como insônia , são um sintoma comum de muitos transtornos mentais, incluindo ansiedade, depressão , esquizofrenia , transtorno bipolar e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

A relação entre insônia e transtorno mental é bidirecional: cerca de 50% dos adultos com insônia podem ter um transtorno psiquiátrico, enquanto até 90% dos adultos com depressão apresentam problemas de sono.

Problemas de sono também podem criar um ciclo retroalimentado, retardando a recuperação de transtornos mentais. Pessoas com depressão que continuam a ter insônia, por exemplo, são menos propensas a responder ao tratamento. Eles também correm maior risco de recaída do que aqueles sem problemas de sono.

Se você tem insônia, fale com um médico psiquiatra. Ele pode avaliar como sua insônia e qualquer dificuldade de transtorno mental associados e iniciar um tratamento adequado e definitivo.

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp