Quais são os fatores de risco para depressão na gravidez?

A depressão na gravidez pode acontecer com qualquer pessoa. Mas certas mulheres podem estar em maior risco do que outras. Você pode estar mais propensa a sofrer de depressão durante a gravidez se:

1. Você já luta com depressão ou ansiedade, ou tem um histórico familiar.

Se você foi diagnosticado com depressão no passado ou a depressão ocorre em sua família, informe o seu médico, pois há uma chance maior de você ter depressão durante a gravidez;

2. Você está lidando com um grande estressor.

Cuidar de um pai idoso, lamentar a perda de um ente querido, brigar com seu parceiro ou estar preocupado com as finanças são exemplos de fatores de estresse;

3. Você está lidando com uma gravidez difícil.

Se você teve problemas para engravidar, teve um  aborto espontâneo  no passado ou está passando por uma  gravidez de alto risco, pode estar preocupada em perder o bebê que tentou tanto conceber;

4. Sua gravidez não foi planejada.

A depressão é mais comum entre as futuras mamães que não planejaram engravidar ou não queriam;

5. Você tem diabetes.

Tanto o diabetes preexistente quanto o diabetes gestacional estão ligados a um risco maior de depressão na gravidez;

6. Você não tem um parceiro de apoio ou outro apoio social.

É mais fácil ficar deprimido se você sentir que está passando pela gravidez sozinha;

7. Você foi vítima de abuso físico ou sexual.

Esse tipo de estresse, juntamente com os sentimentos de baixa autoestima, desamparo, medo e isolamento, podem contribuir para os sintomas de depressão;

8. Você fuma, bebe ou usa drogas.

Todos estão ligados a uma chance maior de depressão na gravidez – o que é apenas mais uma razão pela qual você deve evitar os três quando estiver esperando;

Dito isto, a depressão na gravidez pode afetar qualquer mulher – não apenas aquelas consideradas de alto risco. Agir é o primeiro passo para proteger sua saúde mental para que você possa se sentir melhor – e dar a você e seu bebê o melhor começo possível juntos.