O que fazer durante uma crise de síndrome do pânico?

Os episódios de pânico podem ser assustadores e podem atingi-lo rapidamente. Aqui estão algumas estratégias que você pode usar para tentar parar ou gerenciar episódios de pânico. Alguns podem ajudá-lo no momento, enquanto outros podem ajudar a longo prazo. Confira:

Lembre-se que vai passar

Durante um episódio de pânico, pode ser útil lembrar que esses sentimentos passarão e não causarão nenhum dano físico, por mais assustador que pareça no momento. Tente reconhecer que este é um breve período de ansiedade concentrada e que terminará em breve.

Respire fundo

Os episódios de pânico podem causar respiração rápida e o aperto no peito pode tornar a respiração superficial. Esse tipo de respiração pode piorar os sentimentos de ansiedade e tensão. A respiração profunda pode ajudar a controlar um ataque de pânico.

Encontre um local tranquilo

Imagens e sons muitas vezes podem intensificar um episódio de pânico. Se possível, tente encontrar um local mais tranquilo. Isso pode significar sair de uma sala ocupada ou mover-se para encostar em uma parede próxima.

Concentre-se em um objeto

Quando uma pessoa fica sobrecarregada com pensamentos, sentimentos ou memórias angustiantes, concentrar-se em algo físico no ambiente pode ajudá-la a se sentir fundamentada. Concentrar-se em um estímulo pode reduzir outros estímulos.

Caminhe ou faça algum exercício leve

Caminhar pode remover uma pessoa de um ambiente estressante, e o ritmo da caminhada também pode ajudá-la a regular sua respiração. Mover-se libera hormônios chamados endorfinas que relaxam o corpo e melhoram o humor. 

Consulte sempre o seu médico psiquiatra para um diagnóstico.

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

O que deseja encontrar?

Compartilhe