O apoio familiar é fundamental no tratamento do Transtorno Bipolar!

Viver com uma doença crônica, como o Transtorno Afetivo Bipolar, não é uma tarefa fácil. Isso se aplica tanto ao paciente quanto para as pessoas de seu convívio.

Por isso, o acompanhamento médico regular aliado ao apoio da família e amigos é fundamental para o sucesso do tratamento e maior qualidade de vida.

Nesse sentido, como a família pode ajudar? Confira algumas dicas:

1- Expresse seu apoio: é comum o indivíduo mostrar-se relutante quanto a procurar ajuda. Mesmo assim, demonstre disponibilidade e acolhimento, tomando o devido cuidado para não forçar a situação;

2- Aprenda a reconhecer os sinais de alerta: é preciso estar atento aos indícios de um episódio de mania ou depressão, uma vez que o reconhecimento precoce evita grandes desequilíbrios;

3- Identifique gatilhos em potencial: situações específicas que podem levar a crise ou piora dos sintomas devem ser evitadas, como: mudanças na rotina, estresse, problemas no sono e ingestão de álcool;

4- Comunique-se abertamente: uma conversa honesta e clara é fundamental para lidar com a condição, livre de críticas e julgamentos;

5- Converse sobre uma estratégia de enfrentamento: nos períodos de humor estável, discuta com o paciente sobre métodos de manejo da doença e crise, de modo a prevenir situações de risco;

6- Lembre-se de manter a calma e a racionalidade nas crises: é comum o indivíduo apresentar um comportamento mais hostil ou agressivo nesses períodos. Por isso, evite discussões e conflitos.