Mitos e verdades sobre o Alzheimer

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 35 milhões de pessoas enfrentam um quadro de Alzheimer no mundo todo. Um índice altíssimo e que nos incentiva a discutir sobre este problema.

Pensando nisso, no conteúdo de hoje decidi preparar alguns mitos e verdades que dizem a respeito desta condição e que podem até dificultar na busca por ajuda especializada! Leia abaixo:

O Alzheimer afeta apenas idosos — #MITO. O público-alvo deste problema é, de fato, a população idosa. Porém, mesmo pessoas abaixo dos 65 anos de idade podem sofrer com uma variação pouco conhecida e de sintomas semelhantes: a DAIP (Doença de Alzheimer de Início Precoce).

A perda de memória faz parte do envelhecimento — #MITO. Ainda que os processos cognitivos sofram determinadas alterações, é impossível confirmar que o envelhecimento seja responsável pelo esquecimento.

Não existe uma ”cura” para a doença. — #VERDADE. A medicina não conseguiu encontrar uma cura propriamente dita para o Alzheimer, mas atualmente existem diversas intervenções clínicas focadas em impedir o avanço da doença e reduzir seus sintomas.

• Quem tem alzheimer não consegue compreender o que se passa ao seu redor — #MITO. Nos estágios iniciais, o paciente pode entender as pessoas e tudo o que lhe rodeia, mesmo com os sintomas. Caso não seja tratado corretamente, este quadro pode mudar futuramente.