Quando conversamos a respeito das fases de bipolaridade, é comum que as pessoas tenham dúvidas a respeito da Mania e da Hipomania. Por possuírem características semelhantes, como a euforia e agitação, cria-se a ideia de que são ”sinônimos”.
Mas, na realidade, é diferente! Preparei um conteúdo especial para conversarmos a respeito das divergências que ambas fases possuem. Confira:
- Mania — Caracteriza-se pela ansiedade, agitação exagerada e aumento de energia. Quando o paciente enfrenta esta fase, pode adotar uma postura eufórica (conversa sem pensar nas palavras, têm crises de risos em momentos inadequados, entre outros) ou de disforia, que está associada a uma postura agressiva, até violenta, ameaçadora e hostil.
É um período onde a falta de controle e a impulsividade dominam o indivíduo, deixando-o exposto a possíveis situações onde a segurança (de si ou de outras pessoas) seja colocada em risco.
- Hipomania — Possui sintomas semelhantes que a Mania Bipolar, porém em uma menor intensidade que não só dificulta em sua identificação, como também pode ser confundida com um comportamento ”cotidiano” por sua discrição.
Com alterações sutis no comportamento, oferece a impressão que o indivíduo está em seu auge do dia, com bem-estar, energia e positividade a postos para realizar suas atividades cotidianas. Mesmo pessoas próximas podem ter dificuldade para confirmar a mudança.