Você já deve ter se deparado com algum daqueles testes online para ”diagnosticar” algum tipo de transtorno, sejam eles o TDAH, a Ansiedade ou mesmo a Bipolaridade, levando em conta respostas rápidas e simples, não é mesmo?
Por conta do fácil acesso a este tipo de material, diversas pessoas os têm utilizado como forma de investigar e determinar o que podem estar sentindo através das opções disponibilizadas pelo teste.
É importante pontuar, através deste conteúdo, que nenhum dos testes disponibilizados pela internet têm, de fato, a possibilidade de diagnosticar um transtorno, visto que não possuem qualquer embasamento e nem oferecem precisão em seus resultados.
Quando conversamos a respeito dos testes de TDAH, os resultados podem ser ainda mais danosos para a saúde psicológica e emocional de quem os realiza, levando em conta que o indivíduo fica suscetível a uma das situações:
- Por possuir sintomas semelhantes ao problema, se auto-afirma como portador, fazendo-o recorrendo a tratamentos por conta própria;
- Portadores que realmente convivem com o problema podem negar os resultados obtidos pelo teste, mesmo que positivos, e não buscar ajuda profissional.
Existem várias outras repercussões as quais o autodiagnóstico, provido pelos testes online, pode oferecer a saúde das pessoas, sejam elas portadoras de algum transtorno ou não.
Ao levantar suspeitas, não hesite em buscar ajuda especializada e que possa oferecer uma avaliação minuciosa e precisa, que possa considerar sua situação e as vertentes dela. Cada caso é totalmente único e merece um cuidado especial.