Reflection of a woman's face in broken mirror. Depression, anxiety, phobia, suicide and mental health concept.

Fases do Transtorno Afetivo Bipolar: como saber identificar?

Sendo o Transtorno Afetivo Bipolar uma condição complexa, é comum que as pessoas tenham dificuldade para identificá-lo ou levantar suspeitas. Pensando nesta questão, hoje reuni as principais fases e características que carregam consigo as características do transtorno. Confira:

  • Depressão — Provoca o desinteresse pelas atividades e favorece o isolamento social. Ao enfrentar esse episódio, o paciente pode sofrer com cansaço, sentimento de culpa e, em determinados casos, ficar frustrado com a própria vida, presenciar esquecimentos e até formular ideias suicidas;

  • Mania — Caracteriza-se pela euforia, animação e ansiedade acompanhados pela exaltação da autoestima e confiança em si mesmo. Neste episódio, há uma tendência maior para as ações ficarem fora do controle pessoal (o que contribui a ocorrência de acidentes), pensamentos acelerados e até delírios;

  • Hipomania — Com sintomas semelhantes à mania, esta é uma fase ”leve” que não oferece impactos tão significativos sobre a vida social e profissional do paciente. Sua duração pode ser menor se comparada às outras, um aspecto que dificulta a sua identificação.

Para um diagnóstico adequado, são avaliadas cada fase acima, suas particularidades e a intensidade como a rotina tem sido afetada por elas. Em caso de dúvidas ou suspeitas, não hesite em procurar ajuda profissional!

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

O que deseja encontrar?

Compartilhe