Doença de Alzheimer: como são os estágios da doença?

A Doença de Alzheimer evolui de forma progressiva (aos poucos) e seu desenvolvimento é dividido em quatro estágios, definidos conforme os sintomas do paciente.

Vamos conhecê-los? Veja:

Estágio 1- caracteriza-se por problemas de memória, alterações na personalidade, habilidade visuais e espaciais. Aqui os sintomas surgem de forma leve e não interferem significativamente na rotina e relacionamentos;

Estágio 2- definido por dificuldades na fala, movimentação e realização de tarefas simples, além de episódios de agitação e insônia. Nesse momento, as manifestações tornam-se mais intensas e o paciente já não é capaz de executar tarefas sozinho. É preciso monitorar o idoso 24 horas;

Estágio 3- marcado pela piora dos sintomas, o indivíduo mostra resistência às atividades do dia a dia, dificuldade para comer, deficiência motora e incontinência urinária e fecal. Basicamente, o idoso torna-se dependente de uma terceira pessoa;

Estágio 4- fase mais grave, na qual o paciente fica limitado ao leito, deixa de se comunicar, apresenta dificuldade para engolir e sofre com quadros recorrentes de infecções.

Cada pessoa apresenta um processo de evolução diferente, tendo períodos de estabilidade em todos os estágios.

O mais importante é que um médico seja consultado ainda no Estágio 1, logo que os sinais forem notados!