Depressão x Tristeza: você sabe diferenciar?

Como médico, hoje eu vim esclarecer uma dúvida bastante comum, que é a diferença entre tristeza e depressão!

Sentir tristeza é normal e faz parte da vida. No entanto, é preciso ficar atento, pois a tristeza pode se transformar em depressão dependendo da forma como o indivíduo lida com a situação.

Deixe-me mostrar as principais diferenças:

DEPRESSÃO

• É uma condição médica que causa uma tristeza profunda e persistente, além de outros sintomas como perda de interesse em atividades cotidianas, alterações de apetite e sono, sentimentos de desesperança e pensamentos de morte;
  • A pessoa com depressão pode se sentir triste sem motivo aparente;
  • O transtorno depressivo é diagnosticado quando os sintomas duram pelo menos duas semanas;
  • O tratamento inclui medicamentos e psicoterapia.

TRISTEZA

• É uma emoção normal e comum que surge em resposta a uma perda, frustração ou evento negativo. É temporária e não prejudica significativamente a capacidade da pessoa de realizar as atividades diárias;
  • A tristeza geralmente tem uma causa identificável;
  • Não é considerada uma doença e desaparece por conta própria;
  • O tratamento para tristeza não é necessário, mas o apoio emocional e a resolução dos problemas subjacentes podem ajudar a pessoa a lidar com a emoção.

É importante ficar atento aos sinais e buscar ajuda médica caso as manifestações sejam persistentes.

Lembre-se: pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem e cuidado consigo mesmo.