O novo filme do personagem Coringa deve estrear ainda este ano nos cinemas e um dos pontos que gerou bastante curiosidade entre os fãs foi a doença mental destacada no título: “delírio a dois”.
Conhecido clinicamente como “folie à deux”, este transtorno afeta duas ou mais pessoas próximas, geralmente familiares, levando-as a compartilhar delírios paranoicos.
Seu poder avassalador reside na sugestão e na credibilidade que uma ideia delirante pode ganhar entre os envolvidos, estando geralmente ligado a comportamentos criminosos.
É importante destacar que, na vida real, o delírio a dois não se restringe apenas a pessoas com doenças mentais diagnosticadas e pode não ser permanente. Episódios agudos podem ocorrer e, com tratamento adequado, podem ser resolvidos.
Pessoas acometidas por este distúrbio não costumam esconder suas ações, mas sim explicá-las com justificativas baseadas em suas percepções distorcidas da realidade.
Para além da ficção, esse tema nos lembra da importância do cuidado com a saúde mental e da necessidade de atenção e tratamento adequados.