Responsável por acometer cerca entre 3 a 6% da população mundial, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico que se caracteriza por sintomas de impulsividade, inquietação e desatenção, que dificilmente conseguem ser controlados.
O transtorno se manifesta ao longo da infância, causando impactos negativos sobre os estudos e o foco na aprendizagem, e pode acompanhar seu portador por toda a vida adulta.
Ainda que esteja fortemente associado a desatenção e a hiperatividade, sendo estes os indícios característicos do TDAH, existem outras particularidades das quais devemos observar, especialmente na população adulta, como:
- Enfrenta dificuldades para gerenciar o tempo e o espaço;
- Têm problemas para seguir orientações verbais e escritas;
- Age impulsivamente antes de pensar duas vezes (fica suscetível a arrependimentos posteriores);
- Não consegue criar ou desenvolver relações afetivas.
Cada sinal acima, independente de seu grau ou intensidade, são responsáveis por impactar negativamente em diversas áreas do portador de TDAH, desde o convívio social, a aprendizagem escolar e até a área profissional.
Em caso de suspeitas, não hesite em buscar ajuda profissional! O diagnóstico é o primeiro passo para garantir a si uma boa qualidade de vida.