Você iniciou a medicação psiquiátrica e sente que suas emoções desapareceram?
Embora esse seja um efeito colateral possível, na maioria das vezes, a apatia é um sintoma residual do transtorno que ainda não está completamente estabilizado.
Quando iniciam o tratamento, muitos pacientes estão angustiados, agitados e ansiosos, sem perceber os sintomas depressivos que acompanham essa condição. A negação da tristeza ou apatia é comum devido à aceleração mental e física.
No entanto, quando a insônia e a ansiedade começam a diminuir, o humor real se torna mais evidente. Desânimo, apatia e desinteresse podem surgir, levando o paciente a acreditar que a medicação é a culpada. Muitos, inclusive, suspendem o tratamento por conta própria, um erro grave.
Normalmente, essa é uma fase passageira e os medicamentos podem ser ajustados. Nenhuma substância funciona instantaneamente, por isso é fundamental ter paciência.
Eu sei que, muitas vezes, é difícil esperar, mas você deve confiar no seu psiquiatra e seguir suas recomendações.
Outra etapa importante do tratamento é a adoção de mudanças na rotina e no estilo de vida. Hábitos não saudáveis precisam ser transformados.
Se você está enfrentando esses desafios, saiba que não está sozinho. Confie no processo, converse com seu médico sobre suas preocupações e siga as orientações. Com o tempo, o equilíbrio será restaurado.