Uma noite mal dormida pode afetar nosso humor, deixando-nos mais tristes, preocupados e estressados. Não é de se admirar que a qualidade do sono tenha um impacto direto em nossa saúde física e mental.
Os problemas de sono são comuns em vários transtornos mentais, como ansiedade, depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e TDAH.
Vale destacar que a relação entre a insônia e os transtornos mentais é recíproca: aproximadamente metade dos adultos com insônia pode ter um transtorno psiquiátrico, enquanto boa parte dos pacientes diagnosticados relatam dificuldades para dormir.
Esses problemas de sono também podem criar um ciclo vicioso, prejudicando a recuperação dos transtornos mentais. Por exemplo, pessoas com depressão que sofrem de insônia têm menos chances de responder ao tratamento e estão mais propensas a recaídas do que aquelas sem problemas de sono.
Se você está enfrentando insônia, é recomendável conversar com um médico psiquiatra. Podemos avaliar sua situação, identificar possíveis transtornos mentais associados e iniciar um tratamento adequado e eficaz.