Como ajudar alguém que está em uma crise emocional?

Os transtornos mentais são comuns no Brasil, afetando milhões de brasileiros a cada ano. No entanto, apenas uma fração dessas pessoas recebe tratamento. Sem tratamento, eles podem atingir um ponto crítico.

Alguns exemplos de crises incluem depressão, trauma, distúrbios alimentares, abuso de álcool ou substâncias, automutilação e pensamentos suicidas. Se você suspeitar que um amigo ou membro da família está passando por uma crise emocional, sua ajuda pode fazer a diferença.

Se você suspeitar que seu ente querido está passando por uma crise de saúde mental, entrar em contato é o primeiro passo para fornecer a ajuda que ele precisa para melhorar. Sente-se para conversar de forma solidária e sem julgamentos. Você pode começar a conversa com um convite casual: “Vamos conversar. Você não parece ser você mesma ultimamente. Está acontecendo alguma coisa?”

Fique calmo e ouça mais do que fale. Mostre ao seu ente querido que você pode ser confiável para ouvir e apoiar sem julgar. Ao discutir suas preocupações, atenha-se aos fatos e tente não culpar ou criticar.

Estender a mão pode ajudar seu amigo ou membro da família a começar a lidar com uma crise emocional. Mas a ajuda profissional é a melhor maneira de resolver completamente um problema de saúde mental e controlar esse problema.

Incentive essa pessoa a procurar um médico psiquiatra para iniciar um tratamento e recuperar sua saúde mental e ter mais qualidade de vida.

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

O que deseja encontrar?

Compartilhe