Com céu cinzento e clima frio, o inverno deixa muitos de nós com sintomas deprimidos. Também continuamos ainda lidando com o estresse do COVID-19. Com esta difícil combinação, é importante cuidarmos mais da nossa saúde mental.
No inverso podemos comer mais, dormir mais e ter menos energia. Isso é algo que muitos de nós experimentamos. Para algumas pessoas, as mudanças sazonais de humor se transformam em uma depressão mais grave chamada transtorno afetivo sazonal (TAS).
SAD é uma depressão clínica provocada pela mudança de estação. Geralmente começa durante os meses de outono, quando os dias começam a ficar visivelmente mais curtos. À medida que o inverno se aproxima, os sintomas se tornam mais graves.
Vou listar alguns fatos:
- A depressão sazonal é mais comum em mulheres do que em homens;
- Geralmente vemos o início dela na chegada da idade adulta;
- É mais comum em pessoas com depressão maior, transtorno bipolar ou outros problemas de transtorno mental e aqueles com histórico familiar de depressão.
A falta de luz pode deixá-lo lento e até deprimido. Se você está se sentindo para baixo, não ignore. Com a combinação certa de tratamentos, você pode aproveitar ao máximo uma temporada desafiadora.