Beber álcool enquanto toma antidepressivos geralmente não é recomendado porque ambas as substâncias podem deixá-lo sonolento, menos alerta e descoordenado. Quando tomados em conjunto, esses efeitos são aumentados.
No entanto, como muitos pacientes não estão dispostos a abandonar completamente o álcool, é importante combinar álcool e antidepressivos da maneira mais segura possível.
Beber pode impedir que os medicamentos antidepressivos funcionem corretamente. Beber pode tornar os sintomas de depressão mais graves e mais difíceis de tratar. Embora o álcool possa melhorar o humor a curto prazo, o risco de criar problemas a longo prazo é um risco que as pessoas que tomam antidepressivos devem evitar tomar.
Misturar álcool com antidepressivos é sinal de alcoolismo?
Em alguns casos, misturar essas duas substâncias pode ser sinal de um problema mais profundo. Pessoas com depressão não tratada correm um risco maior de abuso de drogas ou abuso e dependência de álcool. Um transtorno de abuso de álcool não tratado pode levar alguém a misturar seus medicamentos para ficar “alto” ou escapar da dor emocional.
Quem está em risco de misturar álcool e antidepressivos?
Pessoas com transtorno de abuso de substâncias não tratadas ou depressão que não estão respondendo à medicação correm alto risco de abusar do álcool e de seus medicamentos prescritos. Além disso, misturar álcool com antidepressivos pode deixar alguém incrivelmente sonolento. Pessoas com um distúrbio do sono não tratado podem misturar seus antidepressivos com álcool para encontrar alívio. Esse comportamento arriscado pode levar a problemas mais sérios no futuro.
Existe sempre um perigo ao misturar álcool e antidepressivos?
Nem sempre. Alguns medicamentos antidepressivos não interagem perigosamente com o álcool. Além disso, o consumo leve de algumas prescrições, não é necessariamente perigoso após várias semanas do novo medicamento.
Existem muitas razões para não combinar álcool com antidepressivos. Se você deseja beber álcool enquanto toma um antidepressivo, faça-o com moderação e segurança sempre com orientação do seu médico.