A multi-exposure image of a depressed woman.

Transtorno Afetivo Bipolar e seus sintomas

O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) se caracteriza pela oscilação entre períodos de humor extremamente opostos, que podem durar dias, meses ou mesmo anos. O paciente ”flui”, de forma involuntária, entre episódios depressivos e de mania ou hipomania (euforia) que impactam em seu comportamento.

Para aprofundarmos neste assunto, reuni algumas particularidades comuns da TAB e como elas podem afetar a vida e o cotidiano de seus portadores. Confira:

  • Variações de Humor — Caracteriza-se como o principal indício da bipolaridade. Através das sustentadas (duração por dias)  mudanças de humor, do estado depressivo e desânimo para estados de alegria e animação, o paciente muda significativamente seu comportamento e a maneira como age.

  • Oscilações na disposição — O transtorno impacta diretamente no nível de energia que o indivíduo possui. Desta forma, ele pode provocar animação e euforia por dias, como também angústia e desânimo em outros. 

  • Mudanças no apetite — Ainda que não seja uma ”regra”, a TAB pode intensificar ou reduzir drasticamente o apetite (o paciente pode comer compulsivamente ou perder totalmente a fome). Tudo dependerá de acordo com o episódio em questão.

  • Problemas de sono — Existem diversos efeitos que o transtorno pode oferecer à rotina de sono, o que prejudica seu ritmo normal. Nos períodos de mania ou hipomania, o paciente pode presenciar uma redução da necessidade de sono e ter dificuldade para dormir (por conta da agitação) mas mesmo assim se sentir descansado, já na fase depressiva pode ter um aumento nas horas do sono.

  • Alterações na Líbido — Em determinados casos, a bipolaridade pode estar associada ao desejo sexual do paciente, podendo acentuá-lo (episódio de mania e hipomania) como também reduzi-lo ou provocar sua ausência (episódio depressivo).

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

O que deseja encontrar?

Compartilhe