A esquizofrenia é uma condição de saúde mental, seu impacto na fala, pensamento, emoções e outras áreas da vida pode afetar as interações sociais e as atividades cotidianas de uma pessoa.
No post anterior listei os primeiros sintomas que essa condição pode incluir, hoje vou falar sobre os sintomas positivos, negativos e comportamentais.
Os termos “positivo” e “negativo” têm conotações diferentes aqui: Sintomas “positivos” significam pensamentos ou ações adicionais à experiência típica de uma pessoa. Os sintomas “negativos” são a ausência de comportamentos típicos.
• Sintomas positivos:
Alucinações — São experiências que parecem reais, mas são criadas por sua mente. Eles incluem ver coisas, ouvir vozes ou cheirar coisas que outras pessoas ao seu redor não sentem.
Delírios — Uma alteração do pensamento ocorre quando você acredita em algo, apesar de evidências ou fatos em contrário.
• Sintomas negativos:
— Redução na fala;
— Respostas emocionais estranhas a situações;
— Falta de emoção ou expressões;
— Perda de interesse ou prazer pela vida;
— Isolamento social;
— Dificuldade em começar ou seguir com os planos;
— Dificuldade em completar as atividades diárias normais.
• Sintomas comportamentais:
— Pensamento ou discurso desorganizado, como quando uma pessoa muda de assunto rapidamente ao falar ou usa palavras ou frases inventadas;
— Esquecimento;
— Pensamento desorganizado, como dificuldade para se concentrar ou prestar atenção;
— Problemas para aprender informações e usá-las.
Os sintomas da esquizofrenia podem variar em gravidade e tipo, e podem ser exasperados se um indivíduo estiver passando por estresse elevado, usando substâncias ou não tomando os medicamentos prescritos corretamente.
Procure ajuda caso tenha identificado esses sintomas em algum de seus familiares.