5 dicas para controlar a compulsão alimentar

Quando o paciente é diagnosticado com o Transtorno de Compulsão Alimentar, é fundamental realizar um tratamento multidisciplinar para que seja possível cuidar tanto da questão psiquiátrica e emocional, como também nutricional.

Ainda que a administração de medicamentos também possa ser indicada para auxiliar no controle do transtorno, nem todo mundo precisa, de fato, fazer uso dos mesmos (varia de acordo com o caso clínico).

Existem, inclusive, alguns hábitos que podem ser adotados na rotina do paciente, para que seja possível manter o controle e impulsionar os resultados das intervenções. Confira:

  • Fuja das dietas restritivas — Reduzir os alimentos ou mesmo deixar de comer por um longo período de tempo não oferece efeitos positivos para a compulsão alimentar, apenas aumenta a ocorrência das crises. Antes de adotar uma dieta, converse com um especialista sobre a eficácia da mesma.

  • Beba muita água — Além de ajudar na hidratação, a água também ajuda a distinguir a fome fisiológica da psicológica, garantindo um controle adequado sobre a situação.

  • Consuma mais fibras — Alimentos ricos em fibras são responsáveis por aumentar a saciedade corporal e combater os desejos, impactando diretamente nos sintomas da compulsão alimentar.

  • Planeje suas refeições — Para que seja possível realizar as refeições com calma, é fundamental realizar um planejamento antes. Além de permitir controlar o tamanho das porções, a medida reduz as chances de uma crise compulsiva.

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

O que deseja encontrar?

Compartilhe