Sinais de alerta para a doença de Alzheimer

Quando conversamos sobre o ”esquecimento”, é comum que as pessoas logo relacionem o quadro ao Mal de Alzheimer, visto que a doença é responsável por afetar a retenção de informações do dia a dia.

Mas, vocês sabiam que existem outros indícios aos quais nós devemos nos atentar para diagnosticar um quadro de Alzheimer? Nesta postagem, vamos reconhecer alguns deles, confira:

Por que se preocupar com o Alzheimer?

O Mal de Alzheimer, como popularmente é chamado, é uma doença neurodegenerativa e crônica que compromete a memória e suas funções cognitivas (orientação, linguagem e atenção).

 Por conta disso, a rotina de quem possui a condição pode entrar em crise e até necessitar de um cuidado especial, dependendo do quadro em que o problema se encontra.

Quais os sintomas iniciais da doença?

  • Esquecimento — A dificuldade em reter informações, especialmente as mais recentes, pode indicar um quadro inicial de Alzheimer. Estar atento à frequência do esquecimento auxilia no diagnóstico e reduz o alarde desnecessário, visto que ”se esquecer” de coisas ocasionalmente é comum.

  • Dificuldade em realizar tarefas — Enfrentar problemas para realizar uma tarefa que antes era simples e a qual a pessoa tinha aptidão, como preparar uma refeição para si, e que agora se torna um pouco desafiador também é um sinal para a família se atentar.

  • Desorientação — Ter a sensação que ”se perdeu” ao realizar uma caminhada pelo próprio bairro, não saber como chegou até o local e nem como retornar para casa, são apenas alguns indícios do Alzheimer em seus estágios iniciais.

  • Perda de Objetos — Inicialmente, os portadores da doença podem esquecer onde colocaram determinados objetos ou mesmo desenvolver o hábito de deixá-los em locais inadequados (as chaves do carro na geladeira, por exemplo).

  • Desinteresse no dia a dia — A perda de interesse é outro sintoma característico (e que pode ser confundido com a depressão!) do Alzheimer. Neste caso, o paciente se sente apático: indiferente ao que lhe rodeia, desde as atividades, os laços emocionais até as interações sociais.

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

O que deseja encontrar?

Compartilhe