7 maneiras de aliviar os sintomas de um ataque de pânico

7 maneiras de aliviar os sintomas de um ataque de pânico

Lidar com uma crise de pânico pode não ser uma tarefa tão fácil, seja para quem está passando por ela pela primeira vez ou mesmo quem já foi diagnosticado anteriormente com a ”Síndrome do Pânico”.

Mesmo que, em grande parte dos casos, as crises tenham uma duração curta de minutos, os desconfortos físicos e psicológicos que a acompanham podem levar até uma hora para serem amenizados. Tudo pode variar de acordo com o caso clínico de cada pessoa.

Por conta disso, hoje decidi reunir algumas dicas para lidar com o momento e retomar o controle sobre as emoções. Confira:

1. Feche os olhos e respire fundo

Durante a crise, a respiração pode ficar acelerada (hiperventilação), o que pode contribuir na piora de outros sintomas. 

Para que seja possível ter controle sobre a situação, a dica é focar em sua respiração, que pode ser realizada da seguinte forma:

• Feche os olhos para auxiliar no foco;

• Inspire lentamente (conte até 4);

• Segure sua respiração por, pelo menos, um segundo;

• Solte o ar (conte até 4 novamente). 

2. Foque nas sensações físicas que sejam familiares

Por estarem relacionadas à sensação de irrealidade, as crises de pânico podem provocar o distanciamento da realidade em quem a possui. Para se ancorar ao ”agora”, sinta a textura de um objeto que esteja próximo (como a roupa a qual esteja usando, por exemplo).

3. Se concentre em um objetivo próximo

Ao prestar atenção em um objetivo próximo, é possível dispersar os sintomas (já que eles não serão o foco no momento) e se focar no momento presente. Descrever as características, desde as cores, o tamanho e a forma que o objeto possui também pode auxiliar nesse exercício.

4. Busque na memória um local que te faça feliz

Se sentir ”para baixo”, angustiado, é um sintoma característico da crise. Neste caso, busque puxar da mente locais onde se sinta bem, emanem tranquilidade e paz (o próprio lar, parques, praias ou outros ambientes).

Mentalizar lugares assim promove a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar e prazer que, posteriormente, vão combater os desconfortos.

5. Pratique técnicas de relaxamento muscular

Quando seu corpo der indícios de que enfrentará uma crise de pânico, realizar técnicas de relaxamento (alongar-se, por exemplo) pode amenizar a tensão muscular e provocar a redução dos pensamentos irregulares. 

6. Recorra ao Mindfulness

O Mindfulness é uma técnica de meditação que tem, como objetivo, ancorar a mente no momento atual e dispersar as preocupações com o passado e o futuro (o que pode auxiliar e muito durante uma crise de pânico).

Para praticá-la, a dica é pensar em uma escala de objetos (5 coisas as quais você possa ver, 4 as quais possa tocar, 3 as quais possa ouvir, 2 as quais possa cheirar, 1 a qual possa experimentar o sabor).

7. Sempre ande com a medicação na bolsa

Caso esteja realizando o tratamento da Síndrome de Pânico, não se esqueça de andar com os medicamentos! Os benzodiazepínicos, por exemplo, possuem uma ação imediata no combate à síndrome de pânico (faça uso dos mesmos apenas com a devida prescrição médica!).

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

O que deseja encontrar?

Compartilhe