Mesmo nos dias atuais, onde a Saúde Mental e os cuidados com a mesma têm sido reforçados regularmente, é comum observar que as pessoas se sentem inseguras a respeito da busca por um profissional especializado no assunto.
E é justamente pensando em combater este tabu que decidi reunir algumas curiosidades a respeito das consultas com um psiquiatra, um médico que se preocupa e cuida da saúde mental de seus pacientes! Confira abaixo:
- Não é para loucos!
A consulta psiquiátrica é indicada para todos que estejam enfrentando algum problema que afete negativamente o comportamento e outras áreas da vida (profissional, social e familiar).
Dentre algumas situações que podem ser abordadas pelo psiquiatra, podemos citar: mudanças emocionais frequentes, impulsividade, ideação suicida, dependência química, distúrbios de sono ou de apetite.
- A sinceridade comanda.
Para que a consulta consiga fluir, o profissional precisa reconhecer as queixas e o que está prejudicando a rotina do paciente. É importante ser sincero em cada palavra, mas sempre respeitando o quanto o paciente se sente confortável.
- Nem tudo termina em medicação.
Existem determinados casos que dispensam a necessidade de medicamentos, ou seja, a adoção de hábitos na rotina e própria terapia podem ajudar (e muito) neste quesito.
- Empatia do começo ao fim.
Para garantir o conforto do paciente, o psiquiatra foca no lado empático e humano desde a primeira consulta. Este é um ”ingrediente” importante que molda a forma de atendimento, dando liberdade ao paciente para dialogar e se abrir.