Em determinados momentos da vida, é comum que enfrentemos momentos onde nossas emoções sejam colocadas à flor da pele, resultando em longos períodos de melancolia ou tristeza. Com o devido tempo de cada pessoa, é possível superá-los e seguir em frente.
Porém, quando estes sintomas afetivos se tornam predominantes na vida de alguém, os impedindo de seguir em frente, é possível que estejam apresentando um quadro depressivo! Para entender mais a respeito, preparei um conteúdo especial para você! Confira abaixo:
- O que é a depressão? — Caracteriza-se como um conjunto de sintomas afetivos (tristeza, apatia, desesperança, irritabilidade) que afetam a vida de um paciente, dificultando suas relações com o trabalho, a família e a sociedade.
- Quais os tipos de depressão existentes? – A depressão pode ser classificada de diferentes maneiras, com particularidades únicas em sua duração, grau e fatores relacionados ao seu desenvolvimento. Confira:
- Transtorno Depressivo Maior — Caracteriza-se pela combinação de sintomas afetivos e/ou físicos que prejudicam a capacidade do indivíduo em realizar atividades rotineiras (dormir, estudar, ter seu tempo de lazer) que eram prazerosas.
- Transtorno Distímico ou Distimia — Geralmente, seus sintomas têm uma duração de até 2 anos. Ainda que não sejam intensos ao ponto de impedir que as atividades cotidianas sejam realizadas, seu portador tem dificuldades para ter uma vida tranquila e se sentir bem consigo mesmo.
- Depressão Psicótica — Caracteriza-se pela junção entre um quadro depressivo grave e alguma condição responsável por provocar sintomas psicóticos (desenvolvimento de alucinações e/ou delírios, com rompimento da realidade).
- Depressão Pós-Parto — Pode se manifestar ao longo do período gestacional ou no pós-parto, resultando em tristeza intensa e exaustão para a mãe, impedindo-a de cuidar do recém nascido e de si mesma da forma correta.
- Transtorno afetivo sazonal — Caracteriza-se por um quadro de depressão que se desenvolve ao longo dos meses de Inverno, sendo esta uma estação onde os dias são mais curtos e a exposição aos raios solares é reduzida. Neste período, o indivíduo fica suscetível à reclusão social acompanhada de alterações no sono e peso.
- Depressão Bipolar — Mesmo que a depressão e a bipolaridade sejam transtornos mentais com particularidades distintas, as duas entidades são classificadas como transtornos de humor e compartilham de episódios depressivos em sua evolução. O que diferencia são os episódios de hipomania ou mania no curso da depressão bipolar.