Ícone do site Psiquiatra em Ribeirão Preto | Dr. André Boin

Como é a depressão pelas lentes de uma pessoa depressiva

Quando a depressão faz parte da nossa vida, ela pode alterar nossa percepção do mundo. Às vezes é como se tivéssemos óculos de cor cinza, fazendo tudo parecer cinza, sem brilho e sem cor.

Isso pode alterar nossas decisões, a maneira como nos vemos e como interagimos com outras pessoas e nosso ambiente. Continue a leitura para entender melhor…

1. O MUNDO PARECE CINZA:

Em um nível científico, o mundo pode literalmente parecer mais cinza quando temos depressão. A depressão pode alterar nossa percepção de contraste. Isso significa que achamos mais difícil detectar diferenças entre contrastes preto e branco. O mundo genuinamente parece mais cinza para nós, e quanto mais baixo nosso humor, mais cinza o mundo se torna.

2. COMO VIVENCIAMOS O MUNDO:

A distorção da lente cinza não altera apenas a aparência do mundo, mas também pode distorcer a maneira como o mundo se sente. Por exemplo, em dias ensolarados, podemos processar visualmente o fato de que o sol está brilhando. Mas isso não significa que podemos senti-lo. Muitas vezes não podemos sentir o sol – sabemos que está lá, mas não podemos senti-lo.

3. COMO NOS VEMOS:

As lentes cinzentas da depressão podem colorir nossa autoconfiança e autoestima, fazendo com que nos vejamos como inúteis e um desperdício de espaço. Nós nos vemos como cinzentos e chatos e deixamos de ver o valor em tudo o que temos para oferecer ao mundo. A depressão sufoca nosso brilho e nos impede de ver quão coloridos e maravilhosos realmente somos.

4. NOSSOS RELACIONAMENTOS:

Nós repetidamente deixamos de ser capazes de ver o valor que trazemos para nossos relacionamentos e começamos a nos ver como um fardo . A depressão pode nos deixar com a sensação de que nossos relacionamentos são muito unilaterais. Como se as pessoas estivessem ‘nos aguentando’.

5. NOSSAS ESCOLHAS:

A lente cinza distorcida da depressão pode nos fazer sentir como se não houvesse boas opções. Não há nada que pareça atraente ou que nos traga alguma alegria. Isso pode nos deixar paralisados ​​e presos , e pode significar que cada escolha que temos que fazer leva muito tempo e é repleta de incertezas.

6. SENTINDO-SE QUEBRADO:

As lentes cinzentas distorcidas da depressão muitas vezes podem nos deixar ‘quebrados’. Todos ao nosso redor parecem capazes de continuar com a vida, mas nossa visão do mundo pode parecer monótona, sem vida e como se o tempo se estendesse pela eternidade.

A COR PODE VOLTAR!

A lente cinza da depressão é quase como usar óculos escuros. Vemos tudo através dele. Tudo. Não há uma única parte de nossa vida que escape da lente cinza. Cada parte da nossa vida tem a cor sugada.

A cor pode e vai voltar à nossa vida, aos poucos. Por mais que demore, por mais altos e baixos que seja, uma vida cinzenta não é permanente. Podemos ter as lentes cinzentas distorcidas da depressão agora, mas isso não significa que sempre teremos.

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

Sair da versão mobile