Pensamentos negativos podem facilmente levar à ansiedade. Veja como identificá-los, detê-los – e transformá-los em pensamentos mais positivos.
1. Não julgue seus pensamentos:
Uma coisa muito útil a fazer é ter certeza de não julgar seus pensamentos negativos. Se você julgá-los, você só fará com que mais deles venham. Além disso, você se sentirá mal consigo mesmo como resultado de seus julgamentos. Faça amizade com seus pensamentos negativos. Não tenha medo deles. Aceite-os sem julgá-los e aprenda a parar de acreditar neles.
2. Não tente parar seus pensamentos:
Não tente parar seus pensamentos negativos. Isso só fará com que mais deles venham. Novamente, a essência do que você quer fazer com seus pensamentos negativos é parar de acreditar neles de uma forma ou de outra.
Para mudar seus pensamentos negativos para positivos, primeiro você precisa desafiá-los. Você também pode se lembrar de que são apenas pensamentos – não fatos.
Algumas perguntas podem nos ajudar a desafiar nossos pensamentos negativos, como: “Poderia haver outra explicação?”, “O que as outras pessoas diriam?” ou “Estou tirando conclusões precipitadas?”
Outra abordagem é imaginar que você está fazendo um julgamento sobre o pensamento de um amigo, em vez de um de seus próprios pensamentos. Ainda parece razoável? Em seguida, substitua o pensamento negativo por um mais positivo.
Com a prática, você aprenderá a reconhecer e desafiar seus pensamentos negativos inúteis – e substituí-los por pensamentos positivos mais úteis. E quando você muda seus pensamentos, você muda sua realidade.