Há uma variedade de fatores práticos e sociais que podem levar a problemas de saúde mental para pacientes que vivem com obesidade. Esses incluem:
1- Qualidade de vida
Homens e mulheres que carregam peso extra significativo muitas vezes enfrentam problemas relacionados ao funcionamento físico e ocupacional, tanto devido ao tamanho quanto a doenças crônicas. Ser fisicamente incapaz de fazer as coisas que ama pode levar ao isolamento social, solidão e mais dificuldade em lidar com as adversidades da vida.
2- Viés de peso e discriminação
O viés de peso refere-se aos estereótipos e atitudes que definem as pessoas com obesidade como pouco atraentes, preguiçosas e indisciplinadas. Eles podem levar a um comportamento discriminatório que afeta a autoestima de uma pessoa, oportunidades de emprego e até mesmo a qualidade dos cuidados de saúde que recebem.
3- Imagem corporal ruim
O viés de peso e a imagem corporal ruim tendem a andar de mãos dadas. Os pacientes podem internalizar o estigma da sociedade contra a obesidade, o que faz com que se sintam constrangidos com o peso e insatisfeitos com a aparência. As pessoas que lutam com o excesso de peso também podem sentir ansiedade por serem julgadas por sua aparência.
4- Questões fisiológicas
Também existem fatores de saúde relacionados à obesidade que podem influenciar negativamente a saúde mental. O excesso de gordura corporal e maus hábitos alimentares aumentam os processos inflamatórios. Essa inflamação aumentada pode levar a um risco maior de desenvolver depressão e também desempenha um papel na saúde do sistema imunológico.
Se você é um adulto mais velho, que vive com excesso de peso e problemas de saúde mental, saiba que há ajuda disponível.
Boa saúde e felicidade são coisas que todos nós merecemos, em todas as idades. Um plano de tratamento equilibrado pode ajudar a melhorar seu humor e perspectiva, ao mesmo tempo em que o capacita a alcançar e manter um peso saudável.