Você se pega correndo para a despensa quando está se sentindo para baixo ou chateado? Encontrar conforto na comida é comum e faz parte de uma prática chamada alimentação emocional.
As pessoas que comem emocionalmente procuram comida várias vezes por semana ou mais para suprimir e acalmar sentimentos negativos. Eles podem até sentir culpa ou vergonha depois de comer dessa maneira, levando a um ciclo de excesso de alimentação e problemas associados, como ganho de peso.
Qualquer coisa, desde estresse no trabalho a preocupações financeiras, problemas de saúde a lutas de relacionamento, pode ser a raiz da causa de sua alimentação emocional.
As emoções negativas podem levar a um sentimento de vazio ou vazio emocional. Acredita-se que a comida seja uma maneira de preencher esse vazio e criar uma falsa sensação de “ plenitude ” ou plenitude temporária.
Embora o preenchimento possa funcionar no momento, comer por causa de emoções negativas geralmente deixa as pessoas mais chateadas do que antes. Esse ciclo normalmente não termina até que uma pessoa atenda às necessidades emocionais de frente.
A comida pode ajudar a aliviar as emoções inicialmente, mas abordar os sentimentos por trás da fome é importante a longo prazo. Trabalhe para encontrar maneiras alternativas de lidar com o estresse, como exercícios e apoio de colegas, e tente praticar hábitos alimentares conscientes.