É inegável que a prática de atividades físicas contribui para um bom condicionamento físico, ao mesmo tempo em que colabora para a prevenção de inúmeras doenças. O que pouca gente sabe é que essa prática também auxilia na manutenção da saúde mental!
Existe exercício ideal?
Se você está se perguntando qual atividade é melhor para a saúde mental, fique sabendo que qualquer exercício é recomendado, o mais importante é colocar-se em movimento.
Em geral, exercícios respiratórios e de alongamento promovem calma e segurança, enquanto a prática aeróbica propicia alegria e euforia.
A minha dica é priorizar a atividade que gosta, seja correr, jogar futebol ou pescar! Dessa forma, as chances de continuar são bem maiores.
Por que se exercitar?
O indivíduo que não se exercita está mais suscetível a transtornos de ansiedade, baixa autoestima, depressão, irritabilidade, mau humor e baixa imunidade.
Ao praticar atividades com frequência, no mínimo 3 vezes por semana, o paciente estimula a produção de hormônios do prazer e bem estar, como serotonina, dopamina e ocitocina.
Por todo caso, na dúvida sobre qual exercício começar, não tenha vergonha de consultar um especialista!