Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking de ansiedade no mundo todo! Estima-se que cerca de 9,3% da população (18,6 milhões de pessoas) enfrentam algum grau do transtorno, convivendo diariamente com as consequências do mesmo.
A ansiedade é um sentimento natural e comum do ser humano, que costuma se manifestar quando o corpo se sente ameaçado em alguma situação, mantendo-o alerta para possíveis surpresas que possam ocorrer no futuro.
No entanto, quando esta particularidade se intensifica e paralisa a vida de uma pessoa, afetando sua iniciativa, as decisões tomadas por ela e a forma de agir, chamamos este quadro de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
A TAG, por sua vez, é uma condição da qual merece um cuidado especializado, visto que as relações de seus portadores com a rotina é drasticamente alterada. Dentre alguns sintomas que levantam indício de sua existência, estão entre eles:
• Problemas de concentração;
• Movimentos repetitivos (estalar os dedos, balançar as pernas, roer unhas, entre outros);
• Dificuldades para dormir;
• Dores musculares recorrentes.
Ainda que estes sejam os mais comuns, existem vários outros sinais relacionados ao transtorno, como problemas gastrointestinais. A manifestação e gravidade dos mesmo pode variar de acordo com o paciente.
Ao levantar suspeitas a respeito deste quadro, o ideal é que o paciente não hesite em buscar ajuda especializada. Lembre-se: quando o medo é intenso ao ponto de te paralisar, é necessário investigar as causas.