Ícone do site Psiquiatra em Ribeirão Preto | Dr. André Boin

5 dicas para enfrentar o medo das críticas e do julgamento

Existem inúmeros receios que a Fobia Social pode colocar sobre a pele de seus portadores, dificultando ações cotidianas e impactando diretamente sobre a autoestima, o que pode resultar em mais inseguranças.

Para conversarmos a respeito de superações e formas de lidar com o transtorno, através desta postagem reuni algumas dicas que podem atuar de forma positiva. Confira:

Aceite seus pensamentos

Para que seja possível lidar com as inseguranças, o primeiro passo é reconhecê-las! Devemos aceitar a existência dos pensamentos negativos para que, depois, seja possível saber como lidar com cada um deles.

Reconstrua sua forma de pensar

A negatividade está, em grande parte, associada a ilusão e distorção do que é real (ex: sentir que algo vai dar errado, acreditar que as pessoas estejam pensando algo ruim sobre você), logo, a dica é adotar uma visão da realidade.

Rebata os pensamentos negativos com perguntas envolvidas pela visão realística: por que tem tanta certeza de que vai dar errado? Como é possível saber o que os outros estão pensando? 

Se exponha aos poucos

Para ter certeza de que seus pensamentos ruins não condizem com a realidade, a dica é se expor aos poucos às situações que te deixam tenso. Inicialmente, busque sair para conversar com os amigos e evolua nas situações com o tempo, se expondo aos poucos.

Não tenha medo de perguntar

Caso tenha dificuldades para contar histórias ou porque gagueja ao conversar, foque em perguntar.

Evite perguntas que foquem apenas no ”sim” ou ”não” de uma pessoa, dando preferência àquelas onde a conversa consiga fluir abertamente (ex: o que você faz no seu dia a dia? como é o dia no seu trabalho?)

Não se preocupe com os erros!

Lembre-se que os erros são essenciais para a nossa construção interpessoal, ou seja, errar faz parte da nossa humanidade e nos ensina a aprender mais sobre nós próprios. Em qualquer erro ou deslize é possível se retratar, pedindo perdão para quem estiver envolvido.

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

Sair da versão mobile