Os dias longos e escuros do inverno podem ter um efeito de sintomas depressivos em algumas pessoas. E o que você pode confundir com o “blues de inverno”, pode na verdade ser uma condição mais séria conhecida como transtorno afetivo sazonal (TAS). SAD é uma forma de depressão que ocorre no inverno, quando há menos luz solar natural.
Confira abaixo 4 maneiras de prevenir a depressão sazonal.
1. Exercite-se regularmente
O exercício ajuda você a se sentir melhor porque aumenta os níveis de dopamina no cérebro. A dopamina é um neurotransmissor que promove sensações de prazer e excitação. Dê um passeio ao ar livre por 30 minutos ou faça qualquer coisa para se manter ativo, isso melhora seu humor e bem-estar geral.
2. Desenvolva uma rotina de sono
Melhorar a higiene do sono ajuda a prevenir os sintomas da depressão sazonal. Isso significa ir para a cama no mesmo horário todas as noites, ficar longe das telas no quarto e evitar cafeína, álcool e grandes refeições antes de dormir.
3. Entre em contato com os amigos
Passe algum tempo com seus entes queridos ou converse com eles sobre como você está se sentindo. Amigos e familiares podem ser uma poderosa fonte de apoio.
4. Tenha uma dieta equilibrada
Experimente alimentos ricos em gorduras ômega 3, como salmão ou nozes. Você também pode comer alimentos com altos níveis de triptofano, como frango magro, espinafre, banana e ovos.
Se essas técnicas não funcionarem e você ainda estiver se sentindo mal durante os meses de inverno, entre em contato com seu médico psiquiatra. A SAD pode ser tratada com fototerapia, antidepressivos ou psicoterapia.
Seu médico pode ajudá-lo a determinar a abordagem certa para suas necessidades.